De Lucca Engenharia desenvolve um trabalho pioneiro com consultoria na segurança em instalações elétricas em empresas do mais variados segmentos em todo Paraná, visando auxiliar a implementação da NR10. Atendemos de forma concisa e direta e orientativa, com levantamentos técnicos dentro de padrões de qualidades, porem, com conclusões didáticas a fins de facilitar a implementação. Realização a implantação da NR10 desde a elaboração documental, até as etapas finais de execução de projetos e fornecimentos de equipamentos e ferramentais certificados.

Objetivo da NR10.

A consultoria em NR10 auxilia e apontar, quantificar e apurar os requisitos e condições mínimas de segurança em instalações elétricas e medidas de controle, de forma a garantir a segurança e saúde de pessoas habilitada que interaja ou não diretamente com instalações elétricas em todas as etapas de e fase de geração, transmissão, uso e consumo de energia.

Da obrigatoriedade.

Independente do porte da empresa, setor, segmento ou faturamento anual, todos devem seguir a riscas os procedimentos e diretrizes implementadas na mesma respeitando os procedimentos de segurança, sinalização, medidas de controle, equipamento de proteção coletiva e individual, procedimentos de trabalho em instalações elétricas energizadas e desenergizadas.

Esquema Unifilar.

O projeto de esquema unifilar dever ser mantido atualizado, assim como a disposição dos responsáveis pelas manutenção ou reparo das instalações elétricas por todas as empresas. A atualização do esquema unifilar evita acidentes graves assim como perda de de produção por desligamentos de setores essência da industria.

PIE (Prontuário de instalações elétrica) e RTI (Relatório Técnico de inspeção).

O PIE é um conjunto de informações sobre o sistema elétrico em geral, desde a entrada de energia, até os procedimentos de seguranças internos da empresa, dessa forma por conter informações técnicas especificas por profissionais da áreas de engenharia deve ser elaborado pro um profissional legalmente habilitado no CREA e ser mantido atualizado. O é obrigatório conforme estabelece a NR10 para  estabelecimentos com carga instaladas superiores à 75 kW.
Detre a varias documentações que contemplam esse prontuario está o RTI, Relatório descritivo no qual descreve toda a instalação elétrica em conformidade com a NR10, de forma detalhada, apontando conformidade e não conformidade.

  • Download NR10 Completa

    NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: Esta Norma Regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.